Dia 23 de Abril a BE/CRE comemorou o dia mundial do livro servindo de palco para uma instalação criada pelo 7ºA, no âmbito da disciplina de Educação Visual, que se articulou com uma exposição dedicada à história do livro e ao processo de construção do mesmo.
A instalação compõe-se de duas vertentes, representadas por duas ilhas: a ilha do autor e a ilha do leitor, que se interligam por uma "corrente de água" navegada por barcos de papel.
A primeira ilha recria o ambiente criativo inundando o escritor, que se apresenta destituído dos seus atributos convencionais e mundanos, de uma chuva de palavras que se organizarão para formar a coerência de um texto. Seguindo o curso de água somos transportados para a ilha do leitor em que o ambiente paradisíaco e de relaxamento é uma das suas características que permite ao leitor usufruir das palavras do escritor e ... sonhar.
Ao longo do percurso entre as duas ilhas que compõem esta instalação podemos encontrar a identificação das diversas fases por que passa um livro, desde que é escrito até que é disponibilizado ao leitor. A exposição que se apresenta na biblioteca exemplifica algumas dessas fases e enfatiza a importância das várias pessoas que acompanham a construção do livro. Além da sua vertente técnica é ainda mostrada a evolução, ao longo da história, do objecto livro, no que diz respeito aos seus processos de ilustração, de encadernação, de utilização de diversos suportes ...
Foi ainda apresentada a colecção de marcadores de livros criados para as várias datas comemoradas pela BE/CRE desde a sua inauguração em 12 de Janeiro de 2007.
Esta instalação e exposição ficarão patentes ao público até dia 2 de Maio, pelo que está aberto o convite para uma visita à nossa BE/CRE.