Foi com entusiasmo que a equipa da BE/CRE, com o apoio pontual de alguns professores, preparou esta semana que envolveu os alunos de todos os níveis de ensino do agrupamento de escolas de Castro Marim . De 3 a 7 de Março todos encararam o livro como um bom amigo que nos transporta, nas suas viagens mais alucinantes, pelos mundos da fantasia.
Para o pré-escolar realizou-se a "Hora do Conto" com uma sessão para cada um das três salas existentes no nosso agrupamento. Foi a história "Os ovos misteriosos" de Luísa Ducla Soares que esteve em destaque, tendo sido proporcionada a estes alunos, imediatamente a seguir à história, a realização de uma actividade plástica com ligação à época que se aproxima: a Páscoa. Numa galinha gigantesca, colocada numa das paredes da BE/CRE, colaram-se os ovos de cartolina pintados ao jeito destes pequenos artistas.
Os alunos do primeiro ciclo tiveram uma participação em massa no Concurso de Leitura para este nível de ensino. As obras de leitura obrigatória para este concurso eram "O Sapo Apaixonado" de Max Velthuijs e "As andanças do Senhor Fortes" de António Mota. Foram feitas seis eliminatórias, dado o grande número de alunos inscritos, tendo-se realizado uma final com seis equipas que se defrontaram de forma renhida.
Para os alunos do segundo ciclo as obras a ler eram "Histórias com Reis e Rainhas, Bobos, Bombeiros e Galinhas" de Manuel António Pina e "Uma questão de cor" de Ana Saldanha. A participação destes alunos superou também as espectativas contando com a participação de doze equipas, tendo-se realizado três eliminatórias e uma final com as três melhores equipas dessas eliminatórias.
O terceiro ciclo, por forma a poder-se cumprir os prazos da fase regional do Concurso Nacional de Leitura, teve o seu momento de concurso na escola nos primeiros dias de Janeiro.
Para além das actividades já referidas, esta semana foi ainda abrilhantada com as seguintes iniciativas: almoços de autor no refeitório da escola, em que se destacou um escritor por dia.; "À conversa com..." onde duas professoras da nossa escola testemunharam o seu percurso como leitoras; três sessões de poesia pelo poeta, actor, músico e cenógrafo Afonso Dias. Foi ainda desenvolvida a "Hora do conto", seguida de uma oficina de palavras e atelier de ilustração, em três momentos distintos para cada uma das três turmas do quinto ano da nossa escola. Ao longo de toda a semana esteve patente na nossa BE/CRE uma feira do livro que só se tornou possível devido ao esforço das auxiliares da acção educativa que prestam serviço na biblioteca, ao acumularem a gestão da feira com o seu serviço habitual.
A semana da leitura foi assim completamente recheada de palavras, incentivando à leitura e à escrita (pois dispusemos ainda , na BE/CRE, de um painel ao qual chamámos "Mural da Poesia" que no final da semana estava repleto de textos poéticos e pequenas frases produzidas pelos alunos) e por isso cumpriu o seu principal objectivo: divulgar o livro e criar o gosto pela leitura.
Sem comentários:
Enviar um comentário