Na semana passada, dia 14 de Outubro de 2008, vieram à Escola EB 2, 3 de Castro Marim dois biólogos do zoomarine que nos falaram sobre os tubarões, uma vez que esta é a semana Internacional do Tubarão. Foi feita uma apresentação no auditório desta escola para os alunos do 6ºA, 7ºPCA1, 7ºC, 8ºA e 8ºB.
Numa apresentação de PowerPoint,estes dois biólogos do Zoomarine falaram-nos de todas as características dos tubarões: quantas espécies de tubarões existiam, que são cerca de 500, a formação dos dentes, como se reproduzem, como são predatados por outros animais, o tempo de gestação, os locais onde habitam, os alimentos que comem, os sentidos que os tubarões possuem, como contribuem para o equilibrio do ecossistema, bem como o perigo de extinção que vivem actualmente e por que motivos são caçados pelos seres humanos.
Aprendemos que os tubarões são muito importantes no ecossistema marítimo, porque comem os peixes velhos e doentes e assim estão a contribuir para um oceano limpo. A pouco e pouco, à medida que fomos conhecendo melhor esta espécie, fomos também desfazendo a ideia que todos temos de que os tubarões, sendo predadores atacam com o Ser Humano. Aprendemos que morrem mais pessoas por ano porque lhes cai um coco na cabeça do que por ataques de tubarões!
Ficámos impressionados. Soubemos que as pessoas caçam os tubarões para lhes tirar as barbatanos que vendem a preços exorbitantes. Acredita-se que têm propriedades medicinais para a cura de diversos males, propriedades afrodisíacas, além de, ao longo da história, terem sido um alimento da nobreza, imperadores e reis. Uma vez cortadas as barbatanas ao animal, os pescadores voltam a lançar o tubarão ao mar, que em pouco tempo morre asfixiado, pois não podendo nadar fica sem poder respirar. Os pescadores não transportando os corpos dos tubarões ficam com mais espaço para levar mais barbatanas, pois essas é que rendem bom dinheiro. Chegam a atingir preços como 200 euros por kilo. Por ano são pescados em média 75 milhões de tubarões. Não admira que estejam neste momento em perígo de extinção.
Depois da apresentação em powerpoint fizemos pequenas actividades em grupo que nos permitiram consolidar alguns conhecimentos sobre esta espécie. Fizemos ainda algumas perguntas e acabámos a nossa actividade com a plena consciência que é preciso fazer algo por estes animais, para bem de todos nós.
Alunos do 8ºA, com uma "pequena" ajuda da nossa professora!!
Sem comentários:
Enviar um comentário