A primavera chegou e com ela o bom tempo. A Unidade de Ensino Estruturado agarrou mais um desafio: estruturar a praia... Uma vez por semana vamos à praia com o Supinka.
O QUE É ESTRUTURAR A PRAIA? O objectivo é permitir que as crianças com Espectro de Autismo possam usufruir a praia de uma forma tranquila e relaxante. Para isso é necessário estruturar a praia, ou seja, definir: zona de sombra, zona do trabalhar, zona da água.
Para estruturar estas zonas são necessários os símbolos que indicam às crianças essas mesmas zonas. Por exemplo na caixa de plástico estão os simbolos do Trabalhar. Isto indica à criança que ali tem de ficar e fazer as tarefas, deste modo a criança está entretida e usufrui do espaço/ambiente praia. Este comportamento, para além de beneficiar a criança em vários aspectos, vai permitir uma partilha de convivência tranquila entre aluno/família na praia.As actividades são realizadas dentro de um espaço limitado, inclusivamente as brincadeiras com a areia, o que vai permitir a uma melhor concentração da criança.
Nos chapéus de sol estão, também, colocados os simbolos da zona de sombra e toalha, quando deslocamos à zona de água, os símbolos são mudados ali.
Na zona de água fazem-se passeios à beira mar e algumas actividades com areia, o que vai permitir uma maior capacidade de desenvolvimento motor e sensorial.
é um desafio bom e saudável, e ali se faz um SPA, na sua plenitude!
Voltaremos mais tarde com mais noticias e desenvolvimentos sobre este desafio.
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