Visita de Estudo a Castro Marim
Exposição de Matemática na Biblioteca
Dia Mundial da Deficiência - Não faz mal ser Diferente
DECLARAÇÃO DE SALAMANCA SOBRE PRINCÍPIOS, POLÍTICA E PRÁTICAS NA ÁREA DAS
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
«2. Acreditamos e proclamamos que:
• cada criança tem o direito fundamental à educação e deve ter a oportunidade de conseguir e manter um
nível aceitável de aprendizagem,
• cada criança tem características, interesses, capacidades e necessidades de aprendizagem que lhe são
próprias,
• os sistemas de educação devem ser planeados e os programas educativos implementados tendo em vista a
vasta diversidade destas características e necessidades,
• as crianças e jovens com necessidades educativas especiais devem ter acesso às escolas regulares, que a
elas se devem adequar através duma pedagogia centrada na criança, capaz de ir ao encontro destas
necessidades,
• as escolas regulares, seguindo esta orientação inclusiva, constituem os meios mais capazes para combater
as atitudes descriminatórias, criando comunidades abertas e solidárias, construindo uma sociedade
inclusiva e atingindo a educação para todos; além disso, proporcionam uma educação adequada à maioria
das crianças e promovem a eficiência, numa óptima relação custo-qualidade, de todo o sistema educativo.».
Dia 3 de Dezembro, Dia Mundial da Deficiência
A Sala de Unidade de Ensino Estruturado celebrou este dia com muito carinho, aliás, ele já vinha a ser preparado desde algum tempo na nossa sala.
As crianças empenharam-se para dar corpo à mascote da Sala: o Supinka. O Supinka é uma personagem especial que entra em todas as histórias e actividades, ele faz parte da vida desta sala de aula.
O Supinka não tem preconceitos, não tem vergonha de ser especial, não tem qualquer problema em ser diferente e, apela sempre à aceitação das diferenças com a sua meiguice, o seu sorriso e a sua grande humildade.
Com os tecidos, esponja, botões… oferecidos pelos Encarregados de Educação e pela Equipa da Sala U.E.E., pusemos mãos à obra e o Supinka foi ganhando corpo nas nossas sessões de Trabalho de Grupo.
As crianças encheram o Supinka com esponja
Depois com as bisnagas de tinta, fizeram os olhos e as bocas dos vários Supinkas.
Depois enfeitámos os vários bonecos com os acessórios correspondentes Às várias personagens do Supinka:
- Assador de Castanhas;
- Pai Natal;
- Feiticeiro do Halloween;
- Pirata;
- Primavera…
Para acompanhar o Supinka, foi elaborado um panfleto, com desenhos e frases do Livro «Não faz mal ser Diferente» de Todd Parr. Os alunos ilustraram as imagens da melhor forma que puderam…
Hoje, no Dia Mundial da Deficiência, pusemos os pés na estrada e lá fomos
«Não faz mal ser diferente.
TU és Especial e Importante por seres quem ÉS» (Todd Parr)
As histórias um caminho de descoberta
Visitas especiais na nossa comunidade.
Partilhar canções e histórias tem-se revelado gratificante. Acreditamos que este é sem duvida alguma, um caminho de descoberta de novos saberes, de despertar para a necessidade de avivar laços familiares, o de criar laços de amizade. Os nossos novos amigos, a quem carinhosamente as crianças chamam "Os Avôzinhos", gostam de nos receber e pedem-nos para voltarmos! A promessa foi feita... vamos voltar sempre! E assim acreditamos que poderemos "Aprender a Ser e a Fazer".
Comemoração do Dia de São Martinho - Caminhada até ao Forte de Castro Marim
No dia 11 de Novembro de 2008, os alunos do Pré-Escolar, conjuntamente com as educadoras de infância, auxiliares de acção educativa e alguns encarregados de educação, comemoraram o dia de são martinho com uma caminhada até ao forte de Castro Marim. A actividade começou bem cedo com a colaboração das cozinheiras do Sapal Verde - Creche e Actividades de Tempos Livres a prepararem as castanhas que serviram para “aconchegar” o estômago depois da caminhada até ao forte de Castro Marim. Esta actividade contou com o apoio do projecto escola activa, tendo sido realizado pequenas actividades lúdicas com as crianças. Foi bem agradável a interacção com as crianças e a sua alegria pela actividade expontânea e divertida. A actividade decorreu das 10h00m às 12h30m e teve a participação de cerca de 70 alunos.
.
Comemoração do Dia Mundial do Não Fumador - Caminhada até à reserva de Castro Marim
No dia 17 de Novembro de 2008, os alunos do 1º Ciclo conjuntamente com os seus professores e auxiliares de acção educativa, realizaram uma caminhada de cerca de 2 kilómetros até à reserva natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António. Esta actividade teve o apoio e colaboração de várias entidades, nomeadamente do Supermercado Corvo (t’shirts para os alunos), Ecomarché de Altura (àguas), Câmara Municipal de Castro Marim (transportes, lanches e dispensa dos professores das A.E.C) e elementos da Escola Segura que coordenaram a segurança no deslocamento pedonal. Foi num ambiente de festa e alegria que se iniciou a caminhada até à reserva natural, houve então tempo para um pequeno lanche que se seguiu da divisão das turmas em 3 estações, a saber, visionamento de video sobre o sapal, jogos lúdicos e caminhada pela reserva para observação da fauna e flora. A actividade decorreu das 10h00m às 12h30m e teve a participação de cerca de 250 alunos
Dia Mundial da Alimentação
Halloween- Dia das Bruxas na Sala de U.E.E.
Fizemos vários castelos assombrados:
-com abóboras;
-Fantasmas;
-Aranhas;
- Bruxa;
-Morcegos;
- O Sup..., é uma personagem mistério, que participa nas histórias da nossa sala, a sua verdadeira identidade será revelada no dia 3 de Dezembro... um dia muito especial...
E no final de alguns dias de trabalho, podemos desejar a todos desta Escola um:
Dia Mundial da Alimentação - 16 de Novembro de 2008
Semana Europeia do Tubarão na nossa Escola
Na semana passada, dia 14 de Outubro de 2008, vieram à Escola EB 2, 3 de Castro Marim dois biólogos do zoomarine que nos falaram sobre os tubarões, uma vez que esta é a semana Internacional do Tubarão. Foi feita uma apresentação no auditório desta escola para os alunos do 6ºA, 7ºPCA1, 7ºC, 8ºA e 8ºB.
Numa apresentação de PowerPoint,estes dois biólogos do Zoomarine falaram-nos de todas as características dos tubarões: quantas espécies de tubarões existiam, que são cerca de 500, a formação dos dentes, como se reproduzem, como são predatados por outros animais, o tempo de gestação, os locais onde habitam, os alimentos que comem, os sentidos que os tubarões possuem, como contribuem para o equilibrio do ecossistema, bem como o perigo de extinção que vivem actualmente e por que motivos são caçados pelos seres humanos.
Aprendemos que os tubarões são muito importantes no ecossistema marítimo, porque comem os peixes velhos e doentes e assim estão a contribuir para um oceano limpo. A pouco e pouco, à medida que fomos conhecendo melhor esta espécie, fomos também desfazendo a ideia que todos temos de que os tubarões, sendo predadores atacam com o Ser Humano. Aprendemos que morrem mais pessoas por ano porque lhes cai um coco na cabeça do que por ataques de tubarões!
Ficámos impressionados. Soubemos que as pessoas caçam os tubarões para lhes tirar as barbatanos que vendem a preços exorbitantes. Acredita-se que têm propriedades medicinais para a cura de diversos males, propriedades afrodisíacas, além de, ao longo da história, terem sido um alimento da nobreza, imperadores e reis. Uma vez cortadas as barbatanas ao animal, os pescadores voltam a lançar o tubarão ao mar, que em pouco tempo morre asfixiado, pois não podendo nadar fica sem poder respirar. Os pescadores não transportando os corpos dos tubarões ficam com mais espaço para levar mais barbatanas, pois essas é que rendem bom dinheiro. Chegam a atingir preços como 200 euros por kilo. Por ano são pescados em média 75 milhões de tubarões. Não admira que estejam neste momento em perígo de extinção.
Depois da apresentação em powerpoint fizemos pequenas actividades em grupo que nos permitiram consolidar alguns conhecimentos sobre esta espécie. Fizemos ainda algumas perguntas e acabámos a nossa actividade com a plena consciência que é preciso fazer algo por estes animais, para bem de todos nós.
Alunos do 8ºA, com uma "pequena" ajuda da nossa professora!!
Projecto Escola Activa
http://escolactiva.eps-castro-marim.rcts.pt/index.html
CLUBE DA PROTECÇÃO CIVIL - Cerimónia de Tomada de Posse dos Delegados de Segurança da EB 2, 3 de Castro Marim
Tomaram posse os seguintes delegados de segurança:
Gonçalo Pereira (5.ºA);
Diogo Simão (5.ºB);
Érica Correia (5.ºC);
João Guerreiro (6.ºA);
Jessica Madeira (6.ºB);
Hugo Salvador (6.ºPCA);
André Martins (7.ºA);
Micael Rua (7.ºB);
Rui Neves (7.ºC);
Filipe Alves (7.ºPCA 1);
Nelson Solá , (7.ºPCA 2);
Valério Saloio (CEF SM);
Inês Serafim (8.ºA);
Lotte Faessen (8.º B);
Rui Ameida (9.ºA);
Daniel Serrano (9.ºB);
Hugo Marques (CEF AMM).
Recepção aos alunos do 5º ano na EB 2, 3 de Castro Marim
Um livro para cada novo leitor
Um Livro novo para cada novo Leitor
Sendo a entrada no 1º ano de escolaridade um momento importante na vida das crianças, e também na vida das famílias, procura-se que fique associada à importância da leitura, através da oferta de um livro a cada uma dos 115 000 alunos que, em Setembro de 2008, irão chegar à escola para o primeiro dia de aulas.
A operação envolve:
A aquisição de um total de 115 000 livros.
A distribuição a cerca 1 500 agrupamentos, que abrangem 6 500 escolas de 1º ciclo da rede pública, e a 600 escolas da rede privada, até 28 de Agosto de 2008.
Na intenção de salientar as variadas possibilidades que se oferecem aos leitores, procurou-se diversificar a oferta, convidando todas as editoras com livros recomendados nas listas do PNL para esta faixa etária, a apresentarem propostas de fornecimento, incluindo entrega nas escolas.
- Pelas sedes de agrupamentos, nas escolas da rede de ensino público, cujos professores asseguram a redistribuição pelas respectivas escolas.
- Pelas Direcções Regionais de Educação, na rede de ensino privado (encarregando-se a Direcção de cada Escola de assegurar o levantamento).
3. Brochura para pais/encarregados de educação e etiqueta para cada criança colar no livro que lhe foi oferecido.
O PNL envia também a todas as escolas uma brochura e uma etiqueta destinadas a chamar a atenção das famílias para o papel do livro e da leitura no desenvolvimento das crianças e no sucesso escolar.
4. Acção das escolas
Os Conselhos Executivos/Direcções de Escolas, as equipas das Bibliotecas Escolares e os professores em geral responsabilizam-se pela organização da iniciativa, o que implica:
- Distribuição dos livros, brochuras e etiquetas a todos os professores do primeiro ano de escolaridade, para permitir que os entreguem às crianças e às famílias.
- Recepção dos alunos do 1º ano e das famílias, de modo a que a oferta dos livros e das brochuras seja vivida como um momento especial que crie um ambiente festivo à volta do livro e valorize a leitura na escola e em família.
Programa "PORTUGUÊS PARA TODOS"
Não fala Português?
Já fala Português mas precisa aprofundar os seus conhecimentos de Português técnico?
É uma associação de imigrantes ou trabalha para imigrantes?
É uma entidade empregadora? Tem trabalhadores imigrantes que não dominam suficientemente a língua portuguesa?
Consulte ainda o site do Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, I.P.
http://www.acidi.gov.pt/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=1068Quadros de Valor e Excelência 2007/2008
Assim, no Quadro de Excelência figuram os alunos que obtiveram uma média de 5 nas suas classificações finais, revelando assim capacidades de excelência quer no domínio curricular, quer no domínio dos complementos curriculares.
Integram o Quadro de Valor os alunos ou grupo que revelaram grandes capacidades ou atitudes exemplares de superação das dificuldades ou que desenvolveram iniciativas ou acções igualmente exemplares de benefício claramente social ou comunitário ou de expressão e solidariedade na escola ou fora dela.
Neste ano lectivo que agora finda foram colocados nos respectivos quadros os seguintes alunos:
Quadro de Excelência
Beatriz Oliveira ( 5ºA)
Bryony Barros (5ºA)
Íris Afonso (5ºA)
Ana Faísca (5ºB)
Frederico Guedes (5ºB)
Jéssica Madeira (5ºB)
Ricardo Nunes (5ºB)
Margarida Beatriz (6ºA)
Noor Janssen (6ºB)
Patrícia Lourenço (6ºD)
André Valente (7ºA)
João Pedro Peralta (7ºA)
Diogo Martins (7ºB)
Jorge Gonçalves (7ºB)
Lotte Faessen (7ºB)
Rita Soares (7ºB)
Bruno Fernandes (8ºA)
Daniel Picanço (9ºA)
Denise Simão (9ºA)
Joel Lage (9ºA)
Beatriz Trindade (9ºA)
Quadro de Valor
Patrícia Lourenço (6ºD)
Lotte Faessen (7ºB)
Um dia na Idade Média
No dia 6 de Junho pelas 17:00 horas os alunos em desfile subiram até ao castelo de Castro Marim. Encarnado personagen-tipo da época seguiram ao som dos bombos e dos tambores e acompanhados pelos animadores de rua que sabiamente manipulavam as fitas, as bolas, as andas e os diablos. No castelo cada turma apresentou em palco uma actividade, desde danças, cantos, teatros, um casamento medieval, artes jogralescas, ... No meio da festa houve tempo para um petisco!! Tudo preparado no interior da cidadela do castelo! Abram-se as portas!!! E enquanto comiam puderam assistir a alguns cenários vivos; monges copistas nos claustros de uma abadia e uma casa medieval bem rural. Aqui fica o testemunho!!
Um dia na Idade Média |
Histórias e Sabores
Histórias e sabores... |
Ou talvez... memórias e sabores. E dizemos isto porque foram essencialmente as memórias que tomaram forma... cor...sabor...cheiro... que surgiram vivas diante dos olhos de todos os que passaram pelo stand dos Cursos de Educação e Formação de Adultos na Feira de Artesanato de Altura nos dias 29, 30 de Maio e 1 de Junho.
A todo o instante ouvia-se "Olha! A minha avó tinha em casa uma colher destas para mexer as papas de milho!!" e "Há quanto tempo não via mariola... Usava-a para lavar a loiça!" e ainda " Olha o meu livro da 3ª classe... ainda me lembro de uma história que ali está!"
Foi essa a nossa intenção. Recolher testemunhos, ao longo do ano lectivo, daqueles que, em tempos que já lá vão, viveram, sobreviveram com dificuldade e que neste fim de semana estiveram em destaque na nossa exposição. Procurámos dar vida aos textos ilustrando-os com os objectos, as ervas, os livros, os instrumentos que neles se referiam. E os sabores? Ah! Os sabores... esses eram actuais e ... deliciosos!
No nosso stand saboreava-se a Inglaterra, a Irlanda, a Roménia, a Moldávia, Moçambique, e também o nosso Algarve, graças aos alunos de Português - 2ª Língua, de Oficina de Leitura e Escrita, de Informática e de Inglês.
Um bem haja a todos os que permitiram que esta exposição acontecesse!
Até o tempo se surpreendeu! A montagem da exposição começou com chuva... muita chuva, mas à medida que ia ficando pronta o sol ia surgindo, primeiro timidamente, mas por fim iluminou graciosamente a nossa exposição.
Um dia colorido pelo ambiente!...
E tu?!... Não vais fazer nada?
Participa connosco nesse dia, nessa campanha, usando uma t-shirt de uma das cores dos ecopontos.
Sê um ambientalista radical!
Contamos contigo para fazermos uma escola a 3 cores.
6º B (2007/08)
Dia Mundial do Livro
Ao longo do percurso entre as duas ilhas que compõem esta instalação podemos encontrar a identificação das diversas fases por que passa um livro, desde que é escrito até que é disponibilizado ao leitor. A exposição que se apresenta na biblioteca exemplifica algumas dessas fases e enfatiza a importância das várias pessoas que acompanham a construção do livro. Além da sua vertente técnica é ainda mostrada a evolução, ao longo da história, do objecto livro, no que diz respeito aos seus processos de ilustração, de encadernação, de utilização de diversos suportes ...
Foi ainda apresentada a colecção de marcadores de livros criados para as várias datas comemoradas pela BE/CRE desde a sua inauguração em 12 de Janeiro de 2007.
Esta instalação e exposição ficarão patentes ao público até dia 2 de Maio, pelo que está aberto o convite para uma visita à nossa BE/CRE.
À descoberta do 25 de Abril
Gostámos muito de conversar com o nosso Presidente da Câmara Municipal. Sentimo-nos muito importantes por nos ter recebido na sala de reuniões da Câmara,que como nos disse é a sala mais importante, onde são recebidas as pessoas importantes e onde se tomam as decisões mais importantes do nosso Concelho.