Dia da Segurança - 2 de Março

No dia 2 de Março assinalou-se na escola EB 2, 3 de Castro Marim o dia Internacional da Protecção Civil (dia 1 de Março) com a comemoração do Dia da Segurança. O Clube da Protecção Civil preparou este dia em articulação com as entidades parceiras à escola, sendo o Serviço Municipal de Protecção Civil, os Bombeiros Voluntáros de VRSA e a GNR. Durante este dia desenrolaram-se algumas actividades dignas de nota que comtemplaram todos os níveis de ensino. Os Delegados de Segurança das Turmas (DST), elementos do Clube, prepararam a história "O dia em que a mata ardeu" em fantoches que contaram-na aos 70 alunos do pré-escolar. Seguiu-se uma actividade prática em que através da recontagem da história com a colagem dos bonecos da história e com materiais diversos sobre um cenário pré-feito, as crianças desmontaram a história tirando dela os ensinamentos sobre segurança na natureza, com a ajuda das suas educadoras e com os DST.





Os três paineis resultantes desta actividade ficaram, logo nesse dia, expostos no refeitório da escola sede, local em que se realizou esta actividade.

Aproveitando a oportunidade de termos alguns alunos do 1º ciclo a almoçar no refeitório da escola EB 2, 3, foi-lhe contada antes do seu almoço a mesma história.
Estes alunos foram igualmente convidados a ver a exposição dos seus trabalhos opositores ao concurso de desenho lançado pelo Clube da Protecção Civil para também integrar este evento (dia da Segurança). Assim, muitos foram os trabalhos que tendo ido a concurso foram expostos no átrio da escola sede de 2 a 6 de Março.

CONCURSO DE DESENHO - Primeiros Lugares







1º ano - Segurança na natureza 2º ano - Segurança Rodoviária 3º ano - Segurança em casa 4º ano - BD - O que fazer em incêndio?

Os prémios atribuídos aos alunos vencedores de cada uma das quatro categorias (por anos de escolaridade) foram entregues no dia 4 de Março pelos DST que se deslocaram às escolas vencedoras (Junqueira, Altura e Castro Marim).





Na parte da tarde teve lugar um exercício de simulação de desencarceramento de vítimas de duas viaturas acidentadas. Este exercício não teve lugar sem antes se fazer uma breve explicação sobre os meios utilizados pelos bombeiros bem como sobre o papel da GNR no local de um sinistro. Dois alunos do 9º ano experimentaram a sensação de serem vitimas e de sofrerem todas manipulações das equipas que trabalham no sentido de estabilizar a vitima e fazê-la sair do auto móvel sem lesões adicionais às já sofridas pelo acidente.


Este exercício foi realizado pelos Bombeiros Voluntários de VRSA e pela GNR e preparado pela responsável pelo Clube de Protecção Civil e responsável pela Segurança da Escola em colaboração com o Serviço Municipal de Protecção Civil.






































































Sem comentários: